Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

quinta-feira, 3 de julho de 2014

10 Passos para a Estratégia Kaizen

10 Passos para a Estratégia Kaizen


Kaizen de uma forma generalista quer dizer crescimento contínuo, gradual e sustentado, através de pequenas mudanças diárias. Nada de muito drástico. Mudanças simples e que lhe permitam conscientemente perceber que o dia de “hoje foi melhor que ontem e amanhã melhor que hoje“.

Os 10 passos ou ideias que compilei foram inspirados num artigo deste site e são os seguintes:

1.     Descarte ideias fixas e convencionais, a própria ideia de Kaizen é pouco convencional, e a realidade é que possivelmente mais de 95% das pessoas não pratica ou treina o melhoramento contínuo.  As ideias fixas e convencionais são limitadoras e não estimulam o crescimento. Seja diferente e atinja a excelência.

2.     Pense em como fazer e não em como não pode ser feito, os pessimistas são peritos em produzir discursos do “bota-abaixo” e inventar 1001 razões pelas quais não se conseguirá levar um projeto avante. O optimista, pelo contrário, sabe que se esforçar suficientemente em pensar no resultado pretendido, que o “como fazer” para alcançar esse resultado surgirá naturalmente. Desenvolva o hábito de usar vocabulário fortalecedor.

3.     Não invente desculpas. Questione as práticas correntes. Desculpas são o caminho mais rápido e simples para não melhorar, foque-se nos resultados e comece a dar passos imediatos. Não há desculpas para não tentar.

4.     Não espere pela perfeição. Comece já mesmo que lhe pareça que só consegue 50%, se a Humanidade estivesse à espera da perfeição, ainda andaríamos a cavalo, ou pior e comunicaríamos com sinais de fumo. É importante agir, mesmo que se erre.

5.     Se errar, corrija o erro imediatamente, especialmente se envolver terceiros. A melhor analogia que se pode fazer é a do avião. Nem sempre durante a viagem, o avião vai exatamente apontado ao destino. É necessário ir ajustando o rumo. Imagine se esse ajuste não fosse feito em tempo útil, o esforço que seria necessário despender para o corrigir.

6.     Não gaste apenas dinheiro na procura da melhoria contínua: use a sua sabedoria, já referi por diversas vezes que ler é muito importante. Tirar cursos para adquirir competências também. Mas uma das formas mais poderosas e mais baratas para o fazer é aprender através da experiência. Faça, erre e faça de novo melhor.

7.     A sabedoria também está na adversidade, obstáculos e desvios aos seus objetivos vai encontrar em todo o lado e a toda a hora. Procure a sabedoria nas situações mais improváveis.Melhore o seu vocabulário mediante o fracasso.

8.     Pergunte “porquê?” cinco vezes e procure as causas, a pergunta “porquê?” é extremamente poderosa. Pode-nos ajudar a aumentar ou diminuir convicções, e no mínimo deverá ajudar-nos a chegar à raiz dos problemas. Se mediante uma situação a fizer vezes suficientes, vai removendo camada a camada, as justificações superficiais e eventualmente perceberá a origem dos problemas.

9.     Prefira a sabedoria de 10 pessoas ao conhecimento de apenas uma, acredito que os mentores, ou pessoas inspiradoras são importantes para nos ajudar a elevar os nossos padrões. Se queremos melhorar uma determinada área na nossa vida é sempre bom ouvir ou ler quem realmente já o conseguiu. Mas conseguir juntar experiências de várias pessoas que o tenham feito é melhor porque nos abre diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto, algumas das quais mais ajustadas à nossa realidade.

10.   As estratégias Kaizen são infinitas, porque as possibilidades de melhorarmos vários aspectos da nossa vida são igualmente infindáveis. O processo de crescimento contínuo e sustentado deve ser um compromisso seu e uma filosofia de vida. Costuma-se dizer que a ida é uma viagem e não um destino, portanto, melhorando pequenas coisas de cada vez na sua vida, só o ajudará a fazer a viagem de forma mais genuína e recompensadora. Não se esqueça nunca do universo que o rodeia e seja sempre adepto de criar valor para si enquanto cria ainda mais valor para os outros.


Se já segue este caminho da melhoria contínua, encorajo-o a partilhar a sua história nos comentários. Se ainda não o faz, não hesite em agir, porque pequenas mudanças no sentido certo, traduzem-se em alterações enormes e positivas com a esforço e dedicação adequadas durante o tempo certo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário