Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

terça-feira, 8 de julho de 2014

DICAS PARA SER O " PROFISSIONAL"


Olá hoje vou postar varias dicas que serão de extrema necessidade em seu trabalho.
Essas dicas são de minha própria experiência em diversas are-as e atividades que já passei, as mudanças ensinam muito e quanto mais coisas diferentes você faz , mais aprende.
Siga essas dicas que você poderá se sair bem em qualquer empresa ou função.

Boa Sorte.

Alexandre Moraes.





1-      Seja sempre companheiro dos seus colegas quando eles precisarem, porem não deixe que essa ajuda  vire obrigação, imponha limites.

2-      Sempre tenha em foco que existe sempre alguém melhor que você, isso faz com que você continue se aprimorando e aprendendo novas atividades onde trabalha.

3-      Sempre faça as coisas que todos detestam fazer,  isso pode ate lhe trazer a obrigação de fazer diariamente por decisão de sua liderança,  porem deixara registrado no subconsciente da sua liderança e de todos do departamento que você não tem medo de desafios.

4-      Nunca  coloque a mão no fogo por um colega ou amigo de trabalho, muito menos confie cegamente porque mesmo que ele frequente sua casa ele um dia ira te decepcionar, mas se você esta preparado para isso tudo bem, mas observe ..não estou dizendo para não confiar no trabalho da pessoa pois você deve confiar, o que digo é não misturar o pessoal com o profissional , as vezes contamos algo de nossa vida particular a alguém que confiamos e depois essa particularidade pode ser usada contra você, por isso cuidado...saiba em quem confiar.

5-      Não espere que outras pessoas façam algo por você, espere sempre o contrario , o mesmo vale por esperar pela ajuda de alguém, normalmente as pessoas só lhe ajudam quando tem algum interesse com você, fique atento, mas lembre-se: você não é igual as outros, então ajude-os como o excelente profissional que você é.

6-      Procure conhecer tudo e todos da área em que trabalha, saber principalmente os nomes das pessoas é fundamental.

7-      Lideres ...sua equipe precisa confiar em você como o cabeça do grupo, se você não tem eles ao seu lado estará perdido, e pode contar que mais cedo ou mais tarde você será demitido.

8-      Aceite as criticas e faça um exame sobre o assunto, você realmente pode estar errando e são poucas as pessoas que são sinceras e lhe falam a verdade, são essas pessoas que você mais deve confiar.

9-      Não mostre ser melhor que seu chefe*, sempre se mantenha inferior a ele, mesmo não sendo, porque  muitos chefes que não tem segurança em sua função terão medo que você tome o lugar dele, e com isso ele poderá te sabota-lo e ate demiti-lo, tome cuidado com esses tipos de chefes inseguros, com o tempo você vai indentifica-lo com muita facilidade.

10-   Não aceite falta de educação e humilhação das pessoas que trabalham com você, seja claro com eles quanto a essa questão.

11-   Se você quer subir na empresa ou ser um líder seja uma pessoa agradável a todos e não seja muito brincalhão, pessoas que brincam muito não são levadas a serio pelos seus lideres.

12-   Divida seu dia, faça primeiro as coisas urgentes e depois priorize as importantes ao qual você deve entregar primeiro em ordem de horário.

13-   Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado...sempre.

14-   Nunca espere elogios e retribuições para um trabalho diferente do que você normalmente ou que fez com extrema qualidade, para muitos como você recebe um salário para executar seu trabalho eles acham que você não fez mais do que a sua obrigação.

15-   Fofocas sempre vão existir em qualquer empresa, você tem se adaptar a elas, e fazer com  que elas trabalhem a seu favor e não contra.

16-   Tenha sempre uma poupança extra de parte do seu salário, e não mexa nele a não ser quando houver extrema necessidade.

17-   Saber administrar é preciso, por isso caso não saiba procure livros ou matérias sobre o assunto.

18-   Leia pelo menos 1 vez o Livro Como fazer Amigos e Influenciar as Pessoas de Dale Carnegie.

19-   Não fique perto do seu Líder sem necessidade ou sem tem outras coisas para fazer, só o procure quando necessário, e o tempo que estiver perto aprenda com ele o que você não sabe.

20-   Todo o trabalho que execultar faça por prazer e não por obrigação, gostar do que se faz é fundamental para sua vida profissional.

21-   Seja sempre critico.

22-   Seja sempre objetivo e tenha foco.

23-   Sempre almeje ganhar mais mesmo que tenha que trabalhar mais, assim você chegara um dia ao conforto de um bom trabalho com um bom salário, mas não ache que trabalhando muito mais você ira ganhar mais... o segredo esta na inteligencia e criatividade de como vai fazer, lembre-se as empresas precisam de pessoas que saibam o que fazer e não que necessariamente que consigam fazer.

24-   Quanto maior for o seu salario maior será sua chance de indicação para liderança.

25-   Nunca faça um relatório ou memorando desagradável.

26-   Tenha sempre um caderno com você para anotar suas ideias, as boas nunca tem hora e dia para  aparecer, e não esquecer suas ideias é fundamental...anote sempre.

27-   Evite...sempre que possível beber com seus colegas de trabalho, isso pode ser uma arma para seu inimigo contra você...cuidado, principalmente aqueles que trabalham em alto escalão na empresa, evite.

28-   Não misture negócios com prazer…isso vai um dia acabar com sua vida profissional e ate familiar.

29-   Conquiste aliados e não rivais, como ninguém é perfeito tenha a maioria como aliados.

30-   Sempre elogie a agradeça as pessoas que merecem e se esforçaram para que tudo desse certo.

31-   Chegue  mais cedo e saia mais tarde do seu horário normal de trabalho, porque na visão da liderança quem chega sempre atrasado não gostam do seu emprego, pense nisso.

32-   Nunca leve trabalho para casa, evite falar da sua empresa quando estiver em casa, assim como você evita de tratar assuntos da sua casa no trabalho, separe o lado pessoal do profissional.

33-   Não cruze a fronteira da amizade com seu líder no trabalho, separe as coisas uma da outra.

34-   Faça seu trabalho com agilidade para ter tempo de sobra para fazer mais.

35-   Se sua empresa não lhe dá valor, mude de empresa.

36-   Não crie raízes em nenhuma empresa,  porque se um dia você for cortado a dor para sair do local será menor.

37-   Evite ter inimigos no seu trabalho, porque de um dia para outro essa pessoa pode ser seu chefe.

38-   Em uma adversidade antes de julgar se coloque no lugar da pessoa.

39-   Fale menos e ouça mais.

40-   Seja um funcionário onde uns lhe amam e outros te odeiam, porque o funcionário que é mais ou menos na visão de todos nunca sairá de onde esta ( veja o vídeo neste blog do funcionário bonzinho )

41-   Seu líder sempre agira e lhe tratara com palavras duras, acostume-se.... e assista o filme o Diabo veste Prada.

42-   Não espere benefícios da sua empresa, o que vier a mais é lucro.

43-   Ninguém nunca vai lhe ver como coitadinho na empresa.

44-   Transparência, ética, sinceridade, confiança e caráter são indispensáveis para qualquer profissional.

45-   Cuidado com quem vem sempre bater na sua costas com um sorriso nos lábios, tenha certeza que essa pessoa tem caráter e é integra , tenha certeza do que ela é antes de baixar a guarda, tem muitas pessoas querendo seu lugar e não pouparam esforços para tomar seu lugar.

46-   Pessoas que você não tem tanta afinidade e querem muito saber da sua vida particular, com certeza querem informações para usar contra você no futuro ou espalhar para o restante da equipe e te desmoralizar, então cuidado.

47-   Cumpra ate o fim o trabalho que lhe foi dado.

48-   Todos temos problemas, mas lembre-se na empresa o problema é somente seu, não conte com  ninguém ao qual possa compartilhar ou pedir ajuda, seja sempre auto suficiente.

49-   Não acredite e não se apegue a promessas, porque se ela não se cumprir você não ficara decepcionado.

50-   O grande segredo dos melhores profissionais são ; Tem foco, sabem interagir com outras pessoas, sabem de tudo um pouco, são capazes e tem humildade de limpar um banheiro e dirigir um equipe com centenas de funcionários  ao mesmo tempo porque qualquer missão que lhe for proposta será cumprida, tem caráter, não são falsos, agem com sinceridade, sabem se colocar no lugar da outras pessoas, são excelentes ouvintes, são bons conselheiros, não vivem em seu mundinho fechado, não tem medo de sair da zona de conforto, tem visão do futuro do que pode acontecer caso certa medida seja tomada, são proativos, independente da situação sempre tem fé que vai dar certo, tem a liderança em sua genética, são empreendedores, são humildes porque tem consciência que sua vida é curta e aproveitam o máximo que ela pode oferecer.

51- Se você não tem autonomia para fazer ou mudar, fique no seu canto ate chegar a sua oportunidade.

Muitas empresas tem excelentes profissionais ocultos e que não executam 20% da sua real capacidade, com isso a empresa perde o profissional perde, então: profissional se mostre, empresa garimpe suas estrelas que estão perdidas em sua empresa e aproveite o brilho que elas podem gerar.

*Chefe é bem diferente do que Líder veja no blog as diferenças.

OUTRAS DICAS SE ENCONTRAM ESPALHADAS PELO BLOG, LEIA TUDO O QUE PUDER E APROVEITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário