Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

domingo, 27 de julho de 2014

FUNCIONÁRIOS COM PODER, MAS SEM AUTORIDADE, PODEM TENTAR HUMILHAR OS OUTROS



Pessoas que tem um emprego que vem com poder, mas não com respeito pelos demais, pode levá-las a tentar insultar e humilhar os outros, de acordo com um novo estudo americano.
Isso porque um baixo status no trabalho faz com que as pessoas se sintam ameaçadas. Mas à medida que elas têm um grau de autoridade superior, muitas vezes agem de acordo com seus sentimentos internos sem medo de repercussões.
Esse estudo pode explicar a ação de alguns funcionários do governo, como chefes e guardas de prisão, que parecem ter prazer em ser rudes e humilhar os outros.
Pesquisadores realizaram um experimento com alunos, que foram divididos em dois grupos: os que teriam empregos de alta patente, ou de baixa, atuando como um trabalhador inferior na hierarquia. Alguns dos estudantes foram convidados a escolher uma atividade para o parceiro realizar, algumas das quais foram mais embaraçosas do que outras.
Aqueles que tinham sido atribuídos com papeis de baixo status, mas receberam o poder de dirigir os seus parceiros, eram mais propensos a escolher uma atividade para rebaixá-los, como latir como um cão.
Os pesquisadores disseram que a associação entre poder e falta de respeito poderia explicar as ações dos soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, em 2004, quando vazaram fotos dos americanos torturando, abusando sexualmente e agredindo detentos iraquianos.
Nathanael Fast, um dos pesquisadores, afirmou: “Nós previmos que quando as pessoas têm um papel que lhes dá poder, mas não status – e o respeito que vem com esse status -, elas podem ter um comportamento degradante. Simplificando, a pessoa se sente mal por estar em uma posição de baixo status, e o poder que vem com esses papéis é uma maneira de agir sobre esses sentimentos negativos”.
Poder ou baixo status por si só não é o suficiente para levar uma pessoa a maltratar outras, claro. Mas esses dois fatores unidos podem ser muito perigosos. [Telegraph]
Fonte:
http://hypescience.com/funcionarios-com-poder-mas-sem-autoridade-podem-tentar-humilhar-outros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário